Powered By Blogger

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Estudando as Religiões

Bom, hoje vou falar um pouquinho sobre religião, assunto que sempre dá o que falar, pois cada um tem seu ponto de vista.
Eu, como todos sabem sou seguidora da Doutrina Espirita Kardecista, mas não vamos levar esse fato em consideração. Simplesmente vou colocar alguns pontos contraditórios em evidência, e deixando bem claro que não tenho nada contra nenhuma religião, doutrina, seita ou seja lá o que for, ok!
Acabei de ler a primeira parte do livro O Céu e o Inferno, que fala sobre penas eternas, na visão católica, pagã e também na visão espírita.
Tenho que confessar que quando comecei a ler o livro, nem estava tão emocionante assim, mas ao término da primeira parte já estava com "sede de informações".
O primeiro assunto a ser abordado foi sobre as penas eternas. Daí o livro fala sobre as penas eternas na visão pagã, que no meu ponto de vista foi um misto de fatos alegóricos com mitologia grega. Mas dizia que as almas pecadoras jamais teriam salvação.
Já os católicos diziam que o pecador, não teria perdão e iria para o inferno. Se o seu pecado fosse menor, vamos dizer assim, ele iria para o purgatório esperar por sua sentença. E se fosse um " exemplo de pessoa " seguindo todos os mandamentos de Deus e nunca ...eu disse nunca ter cometido nenhuma falta ( o que eu acho muito difícil ), iria para onde???? O Céu.
Aí que está o ponto! Deus não nos criou perfeitos, mas nos criou " perfectíveis".O nosso grande objetivo é chegarmos num ponto de perfeição. E somente chegaremos num estado de perfeição depois de aniquilar nossos defeitos.E é através dos nossos erros que evoluímos.
Se olharmos do ponto de vista da Igreja Católica, iremos perceber que Deus condena pelo fato de cometermos o pecado. E onde se encontra aquele Deus tão bondoso e todo poderoso cheio de compaixão e que ama seus filhos? Que não aceita sequer seu arrependimento?
O Espiritismo diz que o primeiro passo para a melhoria é o arrependimento. E é através dele que passamos pela expiação, que é aquela fase de sofrimentos físicos e morais , que são a conseqüência da falta cometida.
E após, vem a reparação, que consiste em  fazer o bem a quem se fez o mal. Pode ser reparado em vida ou após a morte, lembrando que se é tardio, o culpado sofre por mais tempo.
Outro ponto contraditório são os anjos. Na visão católica, Deus criou os anjos que são seres dotados de plena perfeição.Mas parece meio que desconexo o fato de Deus ter criado seres tão cheios de virtudes e conhecimentos! E cadê os méritos? São seres que não fizeram nada para adquirir essas qualidades.
Já o espiritismo  dá a visão de que todo espírito imperfeito, passa por várias provações e existências para eliminar seus defeitos, até chegarem num patamar perfeito e serem chamados Espíritos de Luz ou Anjos.
Sendo assim, esses assuntos foram colocados para que pensássemos um pouco a respeito e debater o tema.E quero ressaltar novamente que cada um tem o livre-arbítrio para escolher qual religião, seita e etc, quer para sí .
 E onde há respeito, há conhecimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário